terça-feira, 21 de setembro de 2010

Vou para Kung San...

Depois de 9 anos encomendamos o nosso segundo filho. O Pietro chegou com toda a energia que poderia ter um bebe recém nascido. Utilizou toda sua capacidade pulmonar ao nascer e ganhou nota 9-10 no teste apgar. Levei um susto no centro cirúrgico ao ouvir o médico obstetra alertando surpreso seu colega que nosso bebezinho havia arrancado a tesoura de suas mãos (acreditem, ele fez isso!). Bom, não preciso dizer que o Pepeto é um bebê super agitado e faz um escândalo quando quer algo. Chorou dois meses e 10 dias sem parar. Fizemos tudo o que nos indicavam para acalmá-lo: chá de camomila, chá de erva cidreira, chá de erva doce, chá com todas as ervas juntas, o enrolamos como fazem com os charutos, colocamos um CD com o som do ventre materno, chupeta, hortelã amassado com leite (isso até que ajudou um pouco), até sal e açúcar colocamos na água do banho. De tudo o que fizemos, o acalanto dos meus braços e o seio materno era o que mais o tranqüilizava. Diante disso, eu passava os dias e noites com o pequeno no colo e o meu seio em sua boquinha miúda sugando com uma força capaz de machucar os mamilos.

Hoje, com 9 meses, o Pietro ainda mama durante a noite e eu, cansada, o levo por diversas vezes para a nossa cama para facilitar as mamadas. Fica no seu tapete no chão brincando, porém gosta que eu esteja por perto. Quando não está em meus braços está acompanhando meus movimentos com os olhos. É uma criança mimada: feliz e birrenta. Ouço comentários de todos os tipos à respeito da forma como tenho conduzido as coisas com ele. As opiniões são diversas e desta vez resolvi fazer o que desejo e não o que consta no protocolo: de acordo com o consenso geral ESTOU FAZENDO TUDO ERRADO!

Nas minhas leituras, descobri que em Kung San, quando um bebê nasce ele fica em contato constante com a mãe; dorme com ela à noite e é carregado o dia todo. A mãe amamenta o bebê a cada 15 minutos. Se o bebê faz manha, ela responde imediatamente antes que ele comece a chorar. E ninguém presta atenção se ele dorme a noite toda...

Kung San é aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário